A colhedora de algodão

                                          (Fonte: John Deere, 2009)

A Máquina: as colheitadeiras de algodão são equipadas com cabines que proporcionam ao operador alto conforto operativo permitindo, através da eletrônica embarcada,  o monitoramento completo da máquina em operação, inclusive da colheita de cada linha e desempenho de cada unidade colhedora, além de total concentração do operador para manter a máquina em  velocidade adequada de  trabalho, e do manejo dos comandos, com eficiência e rapidez.
 Compreendendo o seu funcionamento:
A)  Com o deslocamento da máquina, os elevadores de talo  elevam, reúnem e  conduzem as plantas para os tambores colhedores.

                      (Fonte:Embrapa, 2009)

B)  A extração da fibra dos capulhos abertos é feita através de fusos giratórios previamente umedecidos por meio das escovas umidificadoras, que estão ligados a barras apanhadoras, as quais, por sua vez, formam o tambores apanhadores.
 
Esquema da unidade colhedora da colhedora de algodão. (Fonte:Embrapa, 2009)

C) A retirada do algodão em rama dos fusos ocorre mediante discos desfibradores giratórios, de uretano.
D) Uma vez separado o algodão, um sistema de transporte pneumático acionado por turbinas envia o ar aos condutos de elevação originando, assim, uma sucção, que absorve o algodão das unidades colhedoras conduzindo-o até o cesto. Neste processo ocorre uma pré-limpeza do algodão, de maneira que a corrente de ar, juntamente com o pó e resto de folhas, saem ao exterior enquanto o algodão se dirige ao cesto.
E) O algodão é descarregado lateralmente em cesto basculante, mediante cilindros hidráulicos e esteiras de dosificadoras, ou em cesto com levantamento vertical e descarga horizontal controlada por meio de esteiras dosificadoras. A capacidade de carga do cesto é de 32,5m3, o que corresponde a aproximadamente (172 arroba). Apresenta compactadores do tipo caracol para otimizar a densidade de carga.

Para ler mais acesse o site da Embrapa.
Fonte: Embrapa.
Acessado em 27 de setembro de 2009.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.