Consumo específico de combustível dos tratores


A quantidade de combustível consumida por um motor pode ser expressa de duas formas, em relação ao tempo (consumo horário) e em relação ao trabalho mecânico desenvolvido (consumo específico).

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o consumo específico de combustível a potência máxima na tomada de potência (TDP) de tratores John Deere, Massey Ferguson e New Holland. Através da pesquisa realizada no site da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) buscou-se os tratores entre 50kW e 90kW realizando-se um banco de dados. Foi realizada a divisão em dois grupos de modelos, denominados de grupo A para tratores menores do que 50kW e grupo B para tratores entre 50 e 90kW. Compararam-se os dados coletados com os índices propostos por Herrnann et al. (1982) que permite a avaliação dos motores quanto ao consumo de combustível baseado nos critérios bom, razoável, muito elevado e inaceitável.

De acordo com as informações obtidas concluiu-se que para os tratores do grupo A: 65,5% possuem um consumo razoável, 27,6% muito elevado, 6,9% inaceitável e nenhum dos modelos apresentou um critério considerado bom. Para os modelos do grupo B: 64,2% apresentaram consumo razoável, 24,7% bom, 11,1% muito elevado e nenhum foi considerado inaceitável. Realizou-se ainda uma média do consumo por fabricante considerando os mesmos grupos. Para tratores correspondentes ao grupo A, a John Deere apresentou a média geral mais elevada, 280,20g/kWh seguido pela Massey Ferguson com 273,54g/kWh e New Holland 263,64g/kWh. Observa-se que para tratores do grupo B a Massey Ferguson teve o consumo médio mais elevado com 259,75 g/kWh posteriormente a New Holland com 256,68 g/kWh e os tratores John Deere, neste caso, apresentaram o menor consumo 242,24g/kWh.

Pondera-se que os critérios propostos por Herrmann et al., foram ostentados em 1982 quando teoricamente os tratores da época apresentavam um consumo de combustível mais elevado comparando com o consumo atual dos mesmos. Supõe-se que em vinte sete anos os motores dos tratores progrediam, reduzindo o seu consumo de combustível. Analisando tal hipótese, observa-se que os critérios utilizados para classificação do consumo podem estar ultrapassados. Existe a necessidade de uma avaliação mais atual e criteriosa, levando em consideração mais fabricantes e faixas de potências, para concepção de novos critérios que proferem de forma mais precisa quanto ao consumo real de combustível dos tratores atuais.

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Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
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