Informações dos tratores no Brasil


O uso de máquinas agrícolas implica em torno de 40% dos custos totais das principais culturas sendo o trator a principal fonte de potência. Informações mostram que são vendidos no mercado brasileiro aproximadamente 23.000 tratores agrícolas de rodas anualmente e seus dados técnicos tanto na forma quantitativa quanto qualitativa ficam sob responsabilidade  do fabricante, em virtude da não obrigatoriedade dos ensaios oficiais.

Este trabalho teve como objetivo a realização de uma avaliação das informações técnicas disponibilizadas pelos fabricantes de tratores nacionais para o suporte a tomada de decisão pelo engenheiro responsável pela compra da máquina.

Para o estudo foi criado um banco com os dados disponibilizados nas páginas eletrônicas de 9 marcas, 141 modelos e verificadas a presença ou não de 57 especificações técnicas recomendadas para uma adequada seleção.

Os resultados mostraram que destes 57 itens, na média são apresentados 23, ou seja, 39,7% dos dados necessários para a seleção técnica do trator, sendo que os fabricantes que mais disponibilizam estes são Massey Ferguson e John Deere. Os dados não apresentaram uma sequência de informações padronizadas entre as marcas e modelos. 

Conclui-se que os dados atuais não permitem uma comparação técnica entre os modelos para a correta seleção da máquina.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.