Vazão da bomba do sistema hidráulico dos tratores


O engate através de três pontos estabelece, entre o trator e o implemento ou uma máquina, um plano de acoplamento. Isso equivale dizer que entre ambas as partes não ocorrem movimentos relativos além daqueles controlados pelas articulações do sistema. O mesmo é responsável por controlar a posição relativa, realizado por um conjunto mecânico de ligação, e a força exigida, abaixando-o ou levantando-o, através da transmissão de uma força por meio do fluxo de óleo sob pressão. Por essa razão, as máquinas e implementos acoplados são genericamente denominados de montados ou semi-montados. A vazão da bomba hidráulica é diretamente responsável pela velocidade da movimentação vertical de implementos ou máquinas acopladas. O sistema deve proporcionar uma capacidade de levante compatível com as necessidades do agricultor, que muitas vezes seleciona um trator apenas avaliando sua potência motora.

No presente contexto, o trabalho teve por objetivo avaliar a vazão da bomba do sistema hidráulico comparando com a capacidade de levante dos tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar (TDA) de acordo com a sua classificação quanto à potência nas categorias I, II, III e IV.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) classifica os tratores de classe I com potência de até 36,9 kW, classe II de 37 a 73,9 kW, classe III de 74 a 146,9 kW e classe IV com potência superior a 147 kW. Foram consultados catálogos de nove fabricantes de tratores do mercado nacional, totalizando 145 modelos. Ao final da pesquisa confeccionou-se um banco de informações, dispostos em uma planilha no Software Microsoft Excel®, separando os modelos por marcas e diferenciando-os pela potência (kW), capacidade de levante do sistema hidráulico (kg) e a vazão da bomba hidráulica (l/min).


Os modelos da classe I apresentaram uma capacidade máxima de 2.100,00 kg e mínima de 597,50 kg, possuindo vazão máxima de 31,20 l/min e mínima de 17,00 l/min, os da classe II tem capacidade máxima de 2.700,00 kg e mínima de 1.300,00 kg, enquanto que a vazão máxima permaneceu em 53,40 l/min e a mínima em 17,00 l/min. Para os modelos da classe III, a capacidade máxima de levante ficou em 8.400,00 kg e mínima de 3.314,44 kg, com vazão máxima de 98,33 l/min e mínima de 48,50 l/min, a classe IV apresentou capacidade máxima de 8.000,00 kg e mínima de 5.800,00 kg, com vazão máxima de 184,60 l/min e mínima de 88,53 l/min.

Conclui-se que a vazão da bomba hidráulica não acompanha o aumento da capacidade de levante em nenhuma das classes de potência.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.