Índice de adequação de semeadoras


Dentre as máquinas agrícolas utilizadas na agricultura, a semeadora-adubadora é uma das que sofreu maiores alterações, tendo em vista sua grande importância no sistema de produção agrícola, pois a realização, com qualidade, da operação de semeadura é um fator primordial para o sucesso da produção.

Nos preparos conservacionistas, entre eles o sistema semeadura direta (SSD), sua importância aumenta, visto que as condições do solo e da cobertura geralmente não são favoráveis a deposições das sementes, quanto às verificadas nos preparos com mobilização.

A semeadura direta só foi difundida e possibilitada através da geração e aprimoramento de tecnologias que garantiram o desenvolvimento das semeadoras-adubadoras hábeis a exercer sua função, de modo a garantir um estabelecimento adequado das culturas com o mínimo de revolvimento do solo.
  
Um dos fatores que contribuem para o sucesso da semeadura direta é a seleção e utilização correta, sendo que a escolha adequada resulta do ajuste do planejamento da produção da propriedade, obtendo-se a máxima eficiência operacional, aumentando a capacidade efetiva de trabalho e reduzindo custos.


Os usuários de semeadoras-adubadoras de precisão ou de fluxo contínuo se defrontam com uma série de decisões relacionadas no momento da seleção e a aquisição, visando a melhor eficiência desses implementos. Uma das formas de realizar essa escolha é a busca de informações sobre o produto, pois em uma atividade econômica a disponibilidade de informações é essencial, já que esta deve possibilitar a comparação entre os modelos, sendo o catálogo técnico um dos principais meios de divulgação.
  
Apesar disso, os dados técnicos referentes a estes equipamentos são insuficientes e heterogêneos entre os fabricantes e modelos, tanto na forma quantitativa quanto qualitativa, em virtude da não obrigatoriedade dos ensaios oficiais no Brasil, ficando a responsabilidade do fabricante pela apresentação destes dados.

Contudo, como as semeadoras-adubadoras são providas de diversas características relevantes, de forma que sua avaliação conjunta é complexa e demorada, faz-se necessário um meio de torná-la mais fácil e precisa.

Uma ferramenta que possibilita esta avaliação é o índice de adequação, que embora seja muito utilizado na economia, visando medir as variações de preços, pode vir a ser empregado nas ciências exatas. É uma medida estatística que possibilita a comparação de um grupo de variáveis relacionadas entre si de forma simples e resumida, mantendo a representação original das informações. Em outras palavras, é um método destinado à coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados e observações, bem como a tomada de decisões baseadas em tais análises. Desta forma, esse índice pode ser aplicado para a comparação e avaliação entre características relacionadas das máquinas agrícolas, neste caso, semeadoras-adubadoras de precisão.

Expressa-se o índice de forma numérica e individualmente a cada modelo, de forma que quanto menor for este valor, menor será a capacidade operacional da semeadora, ou seja, menor será a área trabalhada em um determinado espaço de tempo. Em contrapartida, quanto maior for este indicador maior será a sua capacidade operacional.

Neste contexto, buscou-se avaliar as informações contidas nos catálogos e na busca direta com os fabricantes de semeadoras-adubadoras de precisão do mercado nacional, criar um banco de dados e desenvolver um índice de classificação dos modelos de acordo com as suas características dimensionais e ponderais.
  
Ao total, avaliou-se as informações técnicas de 18 marcas, contabilizando 558 modelos, destinados para as pequenas e grandes propriedades rurais. Estas foram separadas por marca e diferenciadas pelas características avaliadas, sendo estas o número de linhas, capacidade dos depósitos de sementes e fertilizantes, peso total, largura de trabalho e total, espaçamento máximo e mínimo, potência requerida total e recomendações de culturas.

Com posse dessas informações, obteve-se a amplitude de espaçamento, representada pela diferença entre o espaçamento máximo e mínimo, a autonomia de sementes e fertilizantes e sua relação, relação peso/potência, potência requerida por unidade de semeadura, a relação peso/linha, e juntamente com o número de linhas, totaliza-se oito parâmetros, possibilitando estimar o índice de adequação.

Os resultados máximos, mínimos e a média das informações e parâmetros avaliados são apresentados na Tabela abaixo.

Na avaliação das informações destaca-se a grande variação nas características quantitativas das semeadoras-adubadoras que estão disponíveis aos agricultores, possibilitando a semeadura de áreas pequenas, médias e grandes. Este resultados mostram uma variação do número de linhas de 1 a 30, capacidade do depósito de sementes de 19 à 1700 kg, capacidade do depósito de fertilizante de 42 à 6400 kg e potência requerida total de 13,24 (18 cv) à 250,04 kW (339,96 cv) e entre outros.

Tais diferenças devem ser consideradas, pois devido a agricultura ser um setor altamente influenciado por características externas, deve-se aliar qualidade com rendimento operacional. Por conseqüência, este é interferido por diferentes características da máquina, entre elas as capacidades de semente e fertilizante, prontamente influenciadores da autonomia destes insumos, que desde bem dimensionados podem diminuir o custo de produção devido a redução do número de paradas para abastecimentos.

A Figura abaixo ilustra a distribuição dos modelos avaliados, representados por pontos, em função do número de linhas e o seu índice de adequação. 

Nota-se em alguns casos, que com o aumento do número de linhas a tendência é que ocorra um aumento do valor do índice de adequação. Em contra partida, observa-se que a afirmação acima não confirma-se evidenciando a importância dos demais parâmetros considerados na construção da fórmula. Por exemplo, em semeadoras de 8 linhas o índice apresentou uma diferença entre o maior valor e o menor de 150%, correspondendo a 1,36 e 0,54 respectivamente. Isso acontece em virtude de que com o aumento do número de linhas os outros atributos analisados, como por exemplo a capacidades de sementes e fertilizantes, podem não acompanhar proporcionalmente esse acréscimo, reduzindo o número do índice e conseqüentemente a capacidade operacional.

Tal fato comprova a necessidade de uma avaliação criteriosa de todos os parâmetros, e não somente do número de linhas, no momento da seleção, já que cada item influência de forma significativa a quantidade (ha/h) e qualidade das operações. Portanto, na escolha do modelo adequado deve-se considerar as características e necessidades específicas de cada propriedade de acordo com as áreas e as atividades realizadas.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.