Tráfego de máquinas agrícolas em área sob videira

Tiago Rodrigo Francetto, João Leindecker, Ravel Dagios, Zanandra Oliveira

Nos sistemas de produção agrícola, a mecanização é um dos elementos mais importantes. Contudo, sem que ocorra uma devida adaptação aos diferentes tipos de solos, esta poderá causar alteração das suas características físicas. Deste modo, o tráfego contínuo e inadequado de máquinas nas linhas de cultivo de videira pode levar ao incremento da compactação.

Em vista disso, este trabalho teve o objetivo de avaliar as alterações físicas de um argissolo vermelho causado pelo tráfego de máquinas agrícolas em uma área sob videira.

A pesquisa foi desenvolvida em uma área de implantação da videira, no município de Segredo (RS) sofrendo apenas escarificação. Após o preparo e estabilização do solo, o mesmo foi amostrado para avaliação da densidade do solo e a porosidade total segundo metodologia proposta pela EMBRAPA (1997). Posterior a dois ciclos produtivos, realizou-se novamente estas análises. Para analisar o efeito do tráfego, utilizaram-se os valores médios, aplicando-se o teste de Tukey para identificar possível significância. 

A densidade apresentou acréscimo significativo, passando de 1,38 para 1,44 g cm-3. Já a porosidade total exibiu redução significativa de 44,70 para 39,96%. O tráfego de máquinas proporcionaram redução da porosidade total e incremento da densidade, assim o trânsito contínuo proporcionou aumento da compactação.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.