Consumo horário e específico de combustível por um trator


Com a expansão da agricultura na década de 80 e a adoção maciça do sistema de semeadura direta (SSD) pelos produtores, houve um aumento na produtividade das lavouras e redução dos níveis de erosão. Entretanto, no decorrer do tempo a ausência de mobilização aliada a má condução do SSD acentuou a compactação do solo, isso devido ao tráfego de implementos, que estão cada vez maiores e mais pesados, e também em razão de algumas propriedades adotarem a integração lavoura e pecuária. Araújo et al. (2001), afirmaram que no SSD é comum a ocorrência de uma camada superficial compactada que pode, dependendo do nível de compactação, prejudicar o desenvolvimento das plantas.

De acordo com Bellé (2013), esta compactação, além de prejudicar o desenvolvimento das raízes das plantas, aumenta o requerimento de força dos implementos. Para Rosa (2007), além da deterioração da estrutura do solo, a compactação em solos sob o SSD traz consigo a desvantagem de aumentar a força por área trabalhada, gerando consequências como aumento do consumo de combustível e redução da vida útil dos mecanismos da semeadora.

Então, a elevação destes fatores, aliada a redução ou estagnação nos níveis de produção têm justificado a intervenção no sistema com algum tipo de equipamento de preparo de solo, e o implemento que melhor se enquadra pelas características de desenvolver um preparo conservacionista é o escarificador.

Tendo em vista estes problemas, o trabalho objetivou diagnosticar o consumo horário de combustível e consumo específico operacional de uma operação de escarificação em diferentes velocidades de operação sob um sistema de semeadura direta.

Referências
ARAÚJO, A. G.; CASÃO JUNIOR, R.; SIQUEIRA, R. Mecanização do plantio direto: problemas e soluções. Informe de Pesquisa Funcadação Agrônomica do Paraná, Londrina, n. 137, p. 1-18, 2001.
BELLÉ, M. P.. Desempenho de elementos descompactadores para escarificação em sistema de semeadura direta. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia Agrícola – Mecanização Agrícola) – Programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013, 9 f.
ROSA, D. P. Comportamento Dinâmico e Mecânico do Solo sob Níveis Diferenciados de Escarificação e Compactação. Santa Maria, 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria.

Autores: Lucas Souza, Airton Alonço, Mateus Bellé, Tiago Francetto, Cristian Franck, Otávio Machado, Mariana Rodrigues


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.