Avaliação da relação peso/potência de tratores agrícolas

O desempenho operacional de um trator está diretamente relacionado ao seu peso, o que proporciona maior ou menor versatilidade durante a realização de distintas atividades. Além disso, a relação peso/potência deve suprir a necessidade de tração sem sobrecarregar o sistema de transmissão. O trabalho teve como objetivo avaliar a relação dos tratores agrícolas de rodas com tração dianteira auxiliar, segundo as suas respectivas classes de potência (I, II, III e IV).

Para o estudo foi criado um banco de dados com informações disponibilizadas por 9 marcas de tratores, totalizando 145 modelos, dividindo-os em lastrados e não lastrados, em virtude da ausência de padronização dos dados disponibilizados pelos fabricantes. Avaliaram-se os itens peso, relação peso/potência e potência, classificada conforme sua classe.

Os resultados obtidos demonstraram que para tratores sem lastro, a relação possui valores médios de 67,61 kg/kW, 50,65 kg/kW, 55,73 kg/kW e 60,36 kg/kW para as classes I, II, III e IV respectivamente. Para tratores lastrados, a relação média ficou em 67,83 kg/kW, 68,18 kg/kW, 67,66 kg/kW e 60,97 kg/kW para as classes I, II, III e IV. 

Portanto, conclui-se que os tratores da classe I praticamente não necessitam de lastro e os demais são dependentes deste, em função de sua maior potência.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.