Capacidade do sistema hidráulico de tratores em função da massa e potência


O sistema hidráulico de levante dos tratores agrícolas é um mecanismo de transmissão de energia e acoplamento de implementos agrícolas, que se baseia no fluxo de óleo sob pressão, sendo indispensável para as tarefas agrícolas. Assim sendo, este deve proporcionar uma capacidade compatível com as necessidades particulares de cada agricultor.

Objetivou-se quantificar as variações da capacidade de levante dos tratores em função da massa e da potência motora. Sistematizou-se as características técnicas obtidas em catálogos técnicos de 11 marcas, envolvendo 171 tratores, fazendo-se uso do software Microsoft Excel.

Avaliou-se os atributos capacidade de levante (kgf), massa (kg) e potência máxima do motor (kW), sendo a última classificada nas categorias I, II, III e IV, segundo a ANFAVEA. Os resultados mostraram que tratores classe I apresentaram a menor média, com 0,50 kgf/kg e 32,08 kgf/kW, seguidos pela classe IV, com 0,77 kgf/kg e 35,76 kgf/kW, e pela classe II, com 0,79 kgf/kg e 45,16 kgf/kW. Já a classe III, demonstrou as maiores médias, com 0,85 kgf/kg e 49,73 kgf/kW.

De maneira geral, a capacidade do sistema de levante hidráulico apresentou tendência de elevação com o acréscimo de potência e de massa dos tratores.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.