Tratores de esteira

                    
Estes tratores possuem como órgãos de propulsão duas sapatas, metálicas ou de borracha, montadas em duas rodas, uma das quais motoras, funcionando a outra como reguladora da tensão da esteira, que se designa por roda guia. Para além das rodas e esteiras, o sistema de locomoção inclui vários roletes, uns inferiores que suportam a massa do trator e outros superiores que sustentam a próprio esteira, aliviando assim a pressão sobre as rodas motoras.
Nestes tratores a mudança de direção é feita geralmente por embreagens e freios colocados nos semi-eixos motrizes.
Estes tratores, que são geralmente utilizados em trabalhos pesados de mobilização do solo, quando comparados com os tratores de rodas, têm como principais vantagens as seguintes:

  • maior estabilidade em terrenos inclinados devido à grande superfície de apoio do sistema de locomoção e da pequena distância do centro de gravidade ao solo;
  • pequeno raio de giro devido à imobilização de uma das esteiras;
  • elevada força de tração, que pode ser superior a 80% da sua massa total, e baixa patinagem, devido à grande superfície de contacto rasto - solo;
  • baixa compactação do solo devido à baixa pressão exercida ( 0.3 - 0.4 kgf.cm-2) e da regularidade da distribuição da carga em toda a superfície de apoio. Os pneus exercem uma grande pressão no solo sendo esta distribuída de uma forma bastante irregular principalmente pelos flancos e garras.
Como principais desvantagens destacam-se:
  • a impossibilidade de circulação em estradas pelos estragos que as sapatas provocam;
  • custo de aquisição e encargos com a manutenção bastante altos, especialmente das transmissões e esteiras; atualmente tem-se verificado uma tendência para a diminuição dos custos das esteiras, para aproximá-lo do custo dos pneus.
Acessado em 25 de setembro de 2009.
Autores: Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani
             Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Eu estou encantada com esse Jogo de Panelas Panelux é muito linda, eu aguardando o final do mês para adquirir

    ResponderExcluir
  2. Cara, essa lista que você abordou, eu só discordo de uma, e colocaria a Furadeira de Impacto Bosch aí essa lista para me ficaria completa

    ResponderExcluir
  3. Eu precisava ler esse artigo, eu preciso desse Fort Fit Caps preciso perder 9 quilos antes do verão, ou seja, tenho 5 meses para perder esses quilos. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Interessante, eu não sabia que esse lift detox caps era o emagrecedor mais vendido do Brasil

    ResponderExcluir

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.