Ferramenta para visualização dos fatores de influência na distribuição de sementes



A uniformidade da distribuição longitudinal de sementes na semeadura, contribui para um estande adequado de plantas e exerce influência na produtividade de algumas culturas, como por exemplo a do milho.

Diversos fatores afetam a distribuição longitudinal, dentre estes, destacam-se a velocidade periférica do disco dosador e o tipo de dosador utilizado.

É necessário que os produtores estejam atentos à uniformidade na sua semeadura e entendam como os fatores de influência se relacionam com este processo.

Avaliar a distribuição de sementes, em termos de espaçamentos aceitáveis, em função do tipo de mecanismo dosador e a velocidade de semeadura, utilizando ferramenta gráfica que possibilite didaticamente a visualização destes resultados.

Foram selecionados 10 trabalhos da literatura que avaliaram distribuição de sementes e de plantas, testando mecanismos dosadores do tipo disco alveolado horizontal e pneumático para diferentes velocidades de semeadura.

Os resultados de espaçamentos aceitáveis desses trabalhos foram distribuídos em uma ferramenta gráfica que permitisse a visualização conjunta de todos.

Foi desenvolvida uma ilustração na forma de alvo, na qual a escala de porcentagem de aceitáveis aumenta quanto mais próximo ao centro do alvo. Formas geométricas foram atribuídas ao tipo de dosador utilizado, sendo um quadrado para o de disco alveolado horizontal e um triângulo para os pneumáticos.

As velocidades foram agrupadas em escala de cores, sendo verde para velocidades menores que 4,9 km h-1, amarelo para valores entre 5,0 e 7,9 km h-1 e vermelho para velocidades maiores que 8 km h-1. 

Os trabalhos utilizados, por ordem da numeração utilizada no alvo, foram:1-Mahl et al. (2004), 2-Garcia et al. (2006), 3-Santos et al. (2008), 4-Mello et al. (2007), 5-Pacheco et al. (1996), 6-Santos et al. (2011), 7-Silveira et al. (2005), 8-Reis et al. (2009), 9-Machado et al. (2012), 10- Rossato et al. (2012).

Os resultados obtidos nos trabalhos encontram-se na ilustração na forma de alvo na Figura 1.


Independente do tipo de dosador, as menores velocidades obtiveram desempenho superior às maiores velocidades. Apenas 6 valores de espaçamentos situaram-se na faixa ótima de desempenho, conforme Tourino e Klinglesteiner (1983), sendo que nenhum valor a altas velocidades atingiu esta faixa, independente do mecanismo dosador.

Os mecanismos pneumáticos foram iguais ou superiores aos de disco horizontal, o que concorda com Reis & Alonço (2001) e Mahl et al. (2008).

A ferramenta gráfica foi eficiente no agrupamento e comparação dos resultados dos trabalhos pesquisados, podendo ser um artifício utilizado com produtores rurais para melhor entendimento dos principais fatores que afetam a distribuição longitudinal de sementes.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.