Safira

O Safira é um sistema de análise de fibras e raízes por imagem, que facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros. Muito útil no estudo do desenvolvimento de culturas e materiais a base de fibras .

Binarização e Identificação do número de fibras e raízes:
Uma vez separadas as fibras através da operação de binarização, são contados os números de fibras ou raízes, considerando cada segmento presente na imagem que esteja desconectado de outro. A partir destes são determinados todos os diâmetros e as respectivas classes. As classes de diâmetros são identificadas por diferentes cores formando os respectivos histogramas presentes na saída do sistema.
É possível visualizar cada segmento com diferentes diâmetros diretamentamente na imagem, por meio de cores. As cores utilizadas são as mesmas presentes nos histogramas de saída, facilitando assim a visualização rápida das amostras. As tabelas geradas são exportadas em formatos padrões para planilhas de cálculo.

Vantagens:
Este sistema pode ser usado por grupos de pesquisa durante o desenvolvimento da cultura, bem como para agricultores que desejam monitorar o sistema radicular da sua cultura. Além disso, tem grande utilidade junto à caracterização de materiais e fibras naturais, em diferentes aplicações. São utilizadas imagens padrão BMP, JPEG e obtidas por câmera digital ou scanners.

Características técnicas:
• Licença gratuita;
• Requisitos mínimos para uso:
• Sistema Operacional Windows XP
• Processador Core 2 Duo de 2.0GHz ou melhor;
• 2GB de memória RAM;
• 300 MB de espaço livre em disco rígido;
• Resolução do monitor recomendada 1024 x 768.



Acessado em 21 de janeiro de 2010.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.