Engenharia Agrícola


A agricultura brasileira, apesar dos problemas com que ainda se defronta, solidificou-se passando por grandes transformações no período de 1950 a 1985. Embora tenha crescido a uma taxa anual de 4,3%, contra 2,3% de crescimento populacional, foi capaz de atender ao aumento da demanda por alimentos, fibras e biomassa vegetal, inclusive para fins energéticos que situou-se em 5,5% ao ano no período.

Historicamente, espera-se que o setor agrícola brasileiro, além dos papéis clássicos de fornecedor de matérias-primas industriais e de gerador de excedentes exportáveis, seja capaz de fixar o homem no campo, produzir alimentos, bens, salários e finalmente, estabilizar a oferta de alimentos ao longo do tempo, e desta forma estabilizar os preços.

A Engenharia Agrícola é um dos ramos das Ciências Agrárias capaz de superar o impasse que vem impedindo o crescimento equilibrado da produção de alimentos com a degradação dos recursos naturais.

A agricultura brasileira não terá condições de superar o impasse com que se depara se não for capaz de incorporar tecnologias da área da ENGENHARIA AGRÍCOLA, que permitam otimizar os processos produtivos. O desenvolvimento econômico e social das Nações mais evoluídas do Mundo, está intimamente relacionado ao nível de tecnologia empregado nos processos produtivos. As empresas que investem em tecnologia, produzem produtos de melhor qualidade e mais competitivos, com isso, dominam o mercado  obtendo altos retornos financeiros, que reaplicados em pesquisa de novas tecnologias garantem o mercado, fechando novamente o ciclo do poder econômico.


Portanto, o contexto agrícola mundial exige a produção de mais alimentos e energia, com melhor qualidade, em menor espaço e tempo. Nessa realidade surge o Engenheiro Agrícola, preparado para implantar tecnologias adequadas com foco no agronegócio. Profissionais aptos a atuar nas áreas de água e solo, construções rurais e ambiência, energização rural, máquinas e mecanização agrícola, planejamento e desenvolvimento agrícola e também no processamento de produtos agrícolas.

Construções Rurais e Ambiência

    » Planejamento, projeto e execução de construções específicas para fins agrícolas, tais como: unidades de estocagem de matérias-primas, centro de processamento de produtos agrícolas, unidades com ambiente controlado visando ao maior rendimento da produção animal e vegetal.
    » Planejamento, projeto e execução de habitações rurais e de agrovilas.
    » Planejamento, projeto e execução de unidades de tratamento de resíduos orgânicos rurais e de agroindústrias, visando ao controle da poluição.

Máquinas Agrícolas

    » Desenvolver projeto e ensaio de máquinas e implementos agrícolas, desenho, cálculo, e construção de componentes e dos conjuntos empregados no processo da produção agrícola.
    » Seleção, utilização e otimização econômica de máquinas e implementos agrícolas utilizados no preparo do solo, plantio, cultivo, colheita, transporte e manuseio de produtos agrícolas.


Engenharia de Água e Solo

    » Projeto e construção de obras para irrigação, drenagem, recuperação do solo e controle da erosão.
    » Planejamento e manejo de recursos hídricos.
    » Topografia e geoprocessamento para planejamento físico de propriedades agrícolas.
    » Gerência de estradas.
    » Projeto hidráulico para captação e distribuição de águas para abastecimento e irrigação.


 
Processamento de Produtos Agrícolas

    » Dimensionamento, seleção e operação de equipamentos para transformação e processamento de produtos agrícolas em indústrias de alimentos.
    » Projetos agro-industriais de unidades de secagem, de armazenamento e de beneficiamento de grãos e sementes.

Energização Rural

    » Projeto de distribuição e utilização de energia elétrica.
    » Projeto de aproveitamento de energia solar e biomassa.
    » Projeto de aproveitamento de energia eólica e hidráulica para geração de energia elétrica e mecânica.
    » Seleção de máquinas transformadores e outros componentes para instalações elétricas.
    » Análise de demanda e orientação no uso racional da energia elétrica em empresas agrícolas.

Planejamento e Desenvolvimento Rural

    » Incorporar o enfoque de planejamento às áreas de atuação da Engenharia Agrícola.
    » Integrar os conhecimentos das diversas áreas da Engenharia Agrícola de modo a permitir a execução do planejamento.
    » Identificar, avaliar e integrar as questões sócio-econômicas, tecnológicas e ambientais, a fim de propor soluções adequadas em seu campo de atuação.

    » Atuar em programas de desenvolvimento e contribuir para formulação de políticas agrícolas.



Dia 27 de outubro comemora-se o dia do Engenheiro Agrícola.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Bem , tenho procurado por projetos para captação de agua e distribuição em areas rurais .
    Tenho um imovel rural onde preciso captar agua.
    \seria possível uma indicação .
    Temos diversos contatos porem com muito amadorismo e...então.... ???? esotiu a procura de algo mais profissional , que esteja com projetos aprovados pela ibama e etc...

    ResponderExcluir
  2. meu nome Wilson Pereira Teles , pecuarista e moro em Londrina Estado Paraná

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Tiago Francetto pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa pela criação e difusão da ENGENHARIA AGRÍCOLA. Parabéns

    Oliver Bernardes
    Engenheiro Agrícola

    ResponderExcluir

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.