ISOBUS

                                  (Fonte:Perdu Electronics, 2009)

ABNT publica as primeiras normas ISOBUS no Brasil para padronizar comunicação eletrônica entre trator e implemento. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou as três primeiras normas ISOBUS para o Brasil, válidas a partir do dia 13 de março. Elas estão sendo traduzidas e adaptadas à realidade nacional por um grupo de pesquisadores e técnicos do setor de máquinas agrícolas criado em 2005, desde o início com a participação da Massey Ferguson. O objetivo é padronizar a comunicação eletrônica entre tratores e implementos. ISOBUS é um padrão que busca estabelecer parâmetros que favoreçam a comunicação e conectividade elétrica entre tratores e implementos por meio de tecnologias de rede digital. Segundo a Força Tarefa ISOBUS Brasil (www.isobus.org.br), trata-se de um esforço internacional para aplicar o conceito de “plug and play” entre as máquinas e equipamentos agrícolas cada vez mais informatizadas. 


                                            (Fonte:Opticrop, 2009)

A adoção de um único padrão traz benefícios para todos: agricultores, assistência técnica, distribuidores e fabricantes. Ele simplifica o uso dos equipamentos agrícolas, especialistas podem atender às variadas marcas e peças podem ser intercambiáveis. Além disso, aumenta a rapidez no atendimento, reduz custo de manutenção e possibilita que os equipamentos e máquinas se conectem sem a preocupação de compatibilidade. As primeiras três normas ISOBUS publicadas pela ABNT – baseadas na ISO11783 – especificam uma rede serial de dados para controle e comunicação em tratores agrícolas ou florestais e implementos montados, semi- montados, rebocados ou autopropelidos. Seu objetivo é padronizar o método e o formato de transferência de dados entre sensores, acionadores, elementos de controle e unidades de display e armazenagem de informações. São elas: NBRISO11783-2 (camada física – 48 páginas), NBRISO11783-4 (camada de rede – 14 páginas) e NBRISO11783-9 (ECU do trator – 11 páginas). O padrão ISOBUS é considerado um avanço importante para o desenvolvimento da Agricultura de Precisão. Estas três primeiras Normas Brasileiras já podem ser adquiridas nos escritórios da ABNT ou no link Pesquisa de Normas do site www.abnt.org.br.

Fonte: Agricultura de precisão, 2009.
Acessado em 02 de outubro de 2009.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.