O conceito ANTS dos tratores Valtra

 

O 60º aniversário da Valtra já visualiza o futuro, ao apresentar o trator com o conceito ANTS. ANTS é um jogo de palavras, já que as letras A, N, T e S representam a série atual de modelos Valtra, mas, em inglês, também é o plural de “ant” ou formiga.

A Valtra enquadrou a apresentação deste conceito de trator com a perspectiva da Agricultura em 2050: tendo em conta o crescimento demográfico previsto e a redução da superfície arável, os agricultores precisarão de tecnologia avançada para alimentar a população crescente e produzir energia, para além de alimentos. O ANTS estará preparado para enfrentar estes desafios no futuro, mas respeitando as tradições da Valtra. É dinâmico, fácil de utilizar, personalizável, inteligente, ágil e leve.

 

O ANTS é uma solução modular. É composto por dois módulos básicos: a unidade de segurança, com uma potência de 100 kW, e a unidade de trabalho, com uma potência de 200 kW. Ambas podem funcionar em conjunto ou individualmente. Para tarefas de supervisão, tem uma cabina que pode ser instalada em ambas as máquinas. Quando tiver de executar trabalhos pesados que requeiram a participação do operador, os módulos podem ser interligados, ou seja, as rodas traseiras são ligadas a um calibre estreito, as rodas frontais da outra máquina são conduzidas lado a lado e as máquinas ficam interligadas. Assim, estará disponível uma condução estrutural com uma potência de 300 kW.

A cabina é uma cápsula que pode ser ligada a ambos os módulos básicos. Pode ser rodada e colocada na parte da frente ou de trás do módulo básico, ou por cima deste. A cabina desce, permitindo que a acção mais propensa a acidentes – entrar e sair da cabina – seja realizada de forma segura e simples.

O interface do operador é tão simples quanto possível, sendo a maioria dos comandos dados por voz. As informações importantes para a tarefa a desempenhar são apresentadas num ecrã HUD nas superfícies de janela da cabina. A estrutura composta da cabina é segura, e terá uma visão sem limitações em todas as direções. A funcionalidade tradicional ‘TwinTrac’ da Valtra foi desenvolvida ao máximo, porque uma cabina móvel significa que o tractor ANTS não tem uma extremidade frontal ou traseira separada. 




A tecnologia das energias dará grandes passos nas próximas décadas. A transmissão será eletrônica e a electricidade será produzida de formas diferentes, através de baterias eficientes, células de combustível e geradores turbo, ou através de um motor de combustão de classe elevada que pode explorar o biocombustível ou o biodiesel, produzidos nas explorações agrícolas. A fonte de energia terá o potencial de ser alternada de forma modular, quando for necessário.

A estrutura da máquina básica será leve. As rodas estão colocadas na extremidade dos eixos, os quais são utilizados para suspensão ativa e regulação da folga, bem como para levantar e baixar máquinas de trabalho, do chão. A folga mínima destina-se aos trajetos em estrada, para oferecer a melhor estabilidade possível. É utilizada uma folga mais larga fora da estrada. As rodas são inteligentes, e a sua largura, ou o tamanho de superfície de contato, podem ser ajustados para evitar compactar o solo. O ANTS examina a estrutura e a composição do solo, e optimiza a sua superfície de contato com o solo. Quando as rodas se alargam, os carris tornam-se mais agressivos. Contudo, a superfície das rodas será otimizada para a condução em  estrada na posição estreita.


A unidade de trabalho é da classe de potência 200 kW e poderá realizar as suas tarefas sem vigilância. A unidade de segurança predefinida está equipada com uma cabina e realizará todas as tarefas de serviço centrais. Assim, está equipada com um braço telescópico duplo, no qual pode ser montado equipamento para diferentes tipos de trabalho. Também será mais fácil aceder a espaços estreitos com a máquina, porque esta pode “encolher”. A maior parte dos comandos de trabalho da máquina será gerido por motores e atuadores elétricos. Se for necessário o sistema hidráulico tradicional, este será à base de água. A moldura estrutural é um carril que vai da frente para trás. A cabina e o equipamento de trabalho podem ser fixados ao carril. O conceito ANTS foi construído numa escala de 1:5 e executado pela Lighthaus de Gothenburg, juntamente com o desenvolvimento de produtos Valtra.
 
Este artigo foi publicado na Revista Abolsamia - Março/Abril 2011 (Páginas: 26 a 27).
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Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
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