Avaliação de um escarificador

 

A competitividade do sistema produtivo agrícola está fazendo com que os produtores busquem novas técnicas para sanar problemas limitantes ao desenvolvimento das plantas e consequentemente aumentem a eficiência operacional das máquinas. Com a adoção do sistema de semeadura direta, muitos problemas foram suprimidos, porém outros surgiram, como a compactação do solo provocada pela má aplicação dos princípios do sistema, bem como pela pressão dos rodados de máquinas e implementos no solo durante o tráfego nas lavouras, existindo a necessidade de preparo do solo.

Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar uma haste parabólica para escarificação em um sistema de semeadura direta, observando seu desempenho mediante aumento da velocidade de deslocamento e estudando a influência de um disco de corte à sua frente.

Utilizou-se três velocidades de deslocamento, 2,93, 5,87 e 8,84 km/h, um disco de corte liso e uma haste comercial com ponteira estreita.

Da menor para a maior velocidade houve aumento significativo de 19,80% na força de tração média, 34,29% no consumo de combustível e não houve alteração na área de solo mobilizado.

A presença do disco de corte aumentou a demanda de tração em 64,88% e não alterou o consumo horário de combustível.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.