Qualidade físico-química e microbiológica da água


A água é um recurso essencial à sobrevivência dos seres vivos e o seu fornecimento, em quantidade e qualidade, é fundamental para a perfeita manutenção da vida. Nas áreas rurais, sua captação para abastecimento doméstico normalmente é de forma individual, dentro da propriedade, em fontes superficiais, nascentes de encostas ou poços freáticos rasos.

O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade físico-química e microbiológica da água para consumo humano em 10 pequenas propriedades rurais localizadas em Santa Cruz do Sul - RS. Foram coletadas 28 amostras para análises de pH, turbidez e condutividade elétrica e 15 amostras para pesquisa de coliformes totais e fecais (Escherichia coli).

Os resultados indicaram uma variação de pH de 5,92 a 7,12, turbidez de 0,54 a 53,31 UT e condutividade elétrica de 49,50 a 174,30 μS cm-1. A presença de coliformes totais e de E. coli foi detectada em 93,33% e 80% dos pontos amostrados, respectivamente.

Conclui-se que na maioria das propriedades a água está imprópria para consumo humano, sendo imprescindíveis ações efetivas para adequação sanitária das fontes de captação e armazenamento, bem como a implantação de sistemas de tratamento simplificado visando à promoção da saúde dos consumidores e conformidade aos padrões de potabilidade legais.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.