Desempenho de tubos condutores de sementes


A competitividade existente no setor agrícola, cada vez mais exige a diversificação dos sistemas de produção. Segundo Sattler et al. (1998) isto faz com que o produtor venha a requerer equipamentos com preços acessíveis e com mecanismos cada vez melhores e mais precisos.

Diferentemente de outras operações agrícolas, a semeadura de uma cultura é realizada uma única vez durante o seu ciclo, deste modo poderá influenciar no potencial produtivo da lavoura, o que acentua, sobremaneira, a importância desta operação. Para que a cultura implantada apresente as melhores condições de desenvolvimento e produção é importante a cuidadosa atenção ao ato de semear e adubar, os quais deverão ser realizados eficientemente seguindo recomendações agronômicas, principalmente no que se refere à quantidade e localização de adubo e sementes.

Um fator que pode exercer influência na precisão desta operação é a utilização de tubos condutores muito longos, que poderá possibilitar a ocorrência de alterações na trajetória das sementes, devido ao retardamento das mesmas ocasionado pelo repique com as paredes internas dos condutores. Copetti (2003) constatou que o aumento da velocidade também provoca variação na trajetória das sementes, desde sua liberação do dosador até o solo, causado pelo “repique” dentro do condutor, atrasando ou antecipando a queda da semente.

O excesso de velocidade também pode provocar o rolamento das sementes dentro do sulco. Estes fatores podem ser avaliados a campo através da observação da germinação das plantas e dos espaçamentos e/ou também em laboratório através da utilização de esteiras que simulam o deslocamento do conjunto trator semeadora e a deposição de sementes na linha de semeadura.

Endres & Teixeira (1997) comentam que, para melhorar a eficiência da operação de semeadura, a distribuição espacial das plantas é um fator de grande importância. Os autores dizem ainda que, espaços não preenchidos com sementes podem causar menores perdas de produtividade do que espaços preenchidos com mais de uma semente, devido à competição entre plantas. Deste modo, a realização deste trabalho, justifica-se por avaliar a interferência causada na distribuição de sementes por um dosador de discos horizontais, pela variação da velocidade periférica do disco dosador e pelos tubos condutores conforme o modelo e a sua interferência na distribuição longitudinal de sementes de soja.

O aumento da população de plantas e consequentemente da velocidade periférica do disco dosador ocasionou a redução da percentagem de espaçamentos aceitáveis. O tubo condutor 2 ocasionou uma maior ocorrência de espaçamentos múltiplos e falhos, esta redução da qualidade de distribuição longitudinal pode estar relacionada a conformação do condutor aliado a esfericidade das sementes de soja.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.