Distribuição longitudinal de fertilizantes


Para realização simultânea dos processos de semeadura e adubação são utilizadas semeadoras-adubadoras dotadas de diferentes mecanismos dosadores de fertilizantes e sementes. Os dosadores de rotor helicoidal costumam apresentar irregularidade na distribuição longitudinal de fertilizantes ocasionada pelas suas disposições construtivas.

O trabalho teve como objetivo avaliar a influência do passo do helicoide sobre a distribuição longitudinal de fertilizante. Foi utilizado um mecanismo dosador de rotor helicoidal com descarga de fertilizante por transbordo transversal e helicoides com passos de 25,4 e 50,8 mm. O fertilizante utilizado foi mistura granulada 16-16-16
com taxas de aplicação de 133,33, 400 e 533,33 kg ha-1 na velocidade de 6 km h-1, com 3 repetições. A aplicação foi realizada em bancada para acionamento dos dosadores, disposta sobre esteira com 20 coletores. A quantidade de fertilizante coletada foi classificada em 3 intervalos, Sub Dose, Dose e Sobre Dose. Foram avaliados também coeficiente de variação do fertilizante (C.V.F.) e precisão (P). Os dados foram submetidos a análise de variâncias e teste de médias.

Conclui-se que o passo de 50,8 mm tem melhor acurácia, com dados médios de 82,78, 10,56 e 6,67% das aplicações classificadas como Dose, Sobre Dose e Sub Dose respectivamente, C.V.F. de 17,5%, e P de 12,3%.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.