O transporte rodoviário na cadeia produtiva primária de carvão mineral pode gerar custos e atrasos significativos, inversamente proporcionais à qualidade do planejamento e gerenciamento. Para sua avaliação, podem ser utilizados estudos de tempos, movimentos e de custos. Assim sendo, foram avaliados 31 ciclos de carregamento e descarregamento do produto, por um veículo articulado de 5 eixos, no município de Butiá/RS. Cada ciclo, correspondeu aos trajetos carregado e descarregado da máquina, externos à mina, somando 21,10 quilômetro (km), e as atividades internas de carregamento e descarregamento.
O tempo médio de cada ciclo foi de 1,77 horas (h), com amplitude de 0,95 a 3,92 h, devido as variações nas ações internas, que eram significativamente maiores em consequência das chuvas. Estes atrasos, oneraram o custo, atingindo o valor de R$ 3,75 por km, considerado como excessivo. As variações nos ciclos, pela grande amplitude encontrada e pela longa duração, evidenciaram a obrigatoriedade de otimização dos processos de carregamento e descarregamento.
Dessa forma, comprova-se a necessidade de avaliação das variáveis em estudo, visto que estas são imprescindíveis para a busca da qualidade do planejamento do transporte rodoviário de carvão mineral, podendo ser aplicado, desde que realizado as devias adaptações, para as diferentes cadeias agroindustriais.
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