Desempenho de dois dosadores de sementes de soja


Um dos fatores para o aumento de produtividade é o estabelecimento de um estande com plantas distribuídas uniformemente na linha.

Assim, objetivou-se avaliar a interferência na distribuição de sementes de soja por dois mecanismos dosadores. Foi utilizado um dosador pneumático a vácuo e um dosador de disco alveolado horizontal, ambos com o mesmo tubo condutor, e quatro densidades de semeadura (250, 300, 350 e 400 mil sem/ha).

Entre as variáveis analisadas estão: espaçamentos aceitáveis (entre 0,5 e 1,5 vezes o espaçamento médio de referência (XREF)), duplos (menores que 0,5 vezes o XREF) e falhos (maiores que 1,5 vezes o XREF).

Para o dosador 1, houve diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade, para as densidades avaliadas, as médias de espaçamentos aceitáveis foram respectivamente, 90,62%, 89,53%, 82,19%, 74,22 %. Para o dosador 2, não houve diferença significativa, para as mesmas densidades citadas anteriormente, as médias foram de 64,37%, 70,47%, 67,19%, 70,63%.

Conclui-se que, na maior densidade estudada a precisão na distribuição longitudinal de sementes por dosadores pneumáticos e de disco alveolado horizontal é semelhante, porém, em menores densidades o dosador pneumático apresenta melhor desempenho.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.