Critérios de seleção de tratores agrícolas


A escolha de um trator agrícola é um tema bastante complexo devido ao elevado número de fatores envolvidos e de alternativas a analisar. Entretanto, uma definição clara e objetiva dos propósitos visados com a seleção desta máquina permite o delineamento que conduz a uma possível solução do problema. Apesar disso, os dados técnicos referentes a estas máquinas são, em parte, insuficientes para uma adequada seleção técnica, tanto na forma quantitativa quanto qualitativa. Além disso, a falta de informações e conhecimentos dos produtores rurais, associada com o problema anterior torna mais empírica a escolha da máquina. O cultivo de tabaco no Rio Grande do Sul abrange um significativo número de propriedades, sendo que a utilização da mecanização está crescendo, tendo em vista a busca de maior produtividade por parte dos agricultores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar os principais critérios utilizados pelos produtores de tabaco na aquisição de tratores agrícolas na região do Vale do Rio Pardo no estado do Rio Grande do Sul.

O trabalho consistiu na aplicação de um questionário, pelo qual solicitou-se ao entrevistado que informasse os principais critérios que o levaram à escolha de um trator agrícola. Este foi aplicado em 56 produtores de tabaco distribuídos nos municípios de: Passo do Sobrado, Segredo, Passa Sete, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. O questionário foi composto das seguintes alternativas: Preço e forma de pagamento, disponibilidade de peças e assistência, especificações técnicas do trator, experiência própria com a marca, recomendações de técnicos, recomendações de agricultores, conforto e segurança, design (aparência) e outros, o último definido pelo produtor caso necessário. Ao final da pesquisa confeccionou-se um banco de informações, dispostos em uma planilha no Software Microsoft Excel. Estes foram arranjados em ordem de importância numérica, onde um é o mais importante e nove é o menos importante.


Verificou-se que todos são considerados em diferentes níveis de importância, de forma que os critérios que obtiveram o maior valor em percentual em cada nível são considerados de maior relevância neste. Em vista disso, obteve-se a seguinte ordem: preço e forma de pagamento (48,21%), disponibilidade de peças e assistência (28,57%), especificações técnicas do trator (26,79%), experiência própria com a marca (14,29%), recomendações de técnicos (32,14%), conforto e segurança (23,21%), recomendações de agricultores (25,00%), design (aparência) (60,71%) e outros (94,64%). Os produtores não souberam ou não acreditam que outros critérios têm poder de decisão sobre suas escolhas. Estas diferenças entre escolhas dos critérios em uma ordem de importância podem ser motivadas por fatores agrícolas, como classes de solo, declividade, tipos de trabalhos e área trabalhada. 

Conclui-se que grande parte dos agricultores seleciona seus tratores priorizando critérios econômicos e cômodos.    


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.