Área e volume de solo mobilizado



Tendo em vista uma maior compactação do solo presente no sistema de semeadura direta, tem-se optado pela utilização de haste sulcadora nas semeadoras-adubadoras por apresentar maior capacidade de aprofundamento e mobilização do solo do que os discos duplos. Esta mobilização acarreta redução da densidade do solo, da resistência mecânica e aumento da macroporosidade.

Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a área mobilizada e o volume mobilizado promovido por duas hastes sulcadoras em 4 velocidades de deslocamento do conjunto trator/semeadora.

O experimento foi conduzido em propriedade agrícola, utilizando-se um trator agrícola e uma semeadora-adubadora de precisão. Empregaram-se duas hastes sulcadoras, na qual a primeira apresentava 13,70 mm de espessura (H1) e a segunda 58,10 mm (H2).

Os resultados indicaram uma ampliação da área mobilizada de 0,01065 a 0,01630 m² utilizando a H1 e de 0,01752 a 0,01827 m² empregando-se a H2, com o aumento da velocidade em ambas as hastes. Além disso, o volume também se elevou com o incremento da velocidade, variando de 118,4184 a 181,1907 m³ empregando-se a H1 e de 194,6782 a 203,0076 m³ utilizando a H2.

Conclui-se que o emprego de diferentes hastes sulcadoras e velocidades de deslocamento não interferem na área e volume mobilizado.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.