Índice de mecanização



Objetivou-se caracterizar o índice de mecanização (kW/ha), em função da área cultivada, de propriedades agrícolas do Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul (RS). As informações foram obtidas através da aplicação de questionário aos produtores, distribuídos em 49 propriedades agrícolas com áreas inferiores a 100 hectares (ha).

Confeccionou-se um banco de informações, utilizando o software Microsoft Office Excel®, no qual dividiu-se os valores de área cultivada e potência tratória instalada. Afim de confrontar estes valores, estratificou-se as propriedades em 4 faixas, menores que 10 ha, entre 10 e 20 ha, entre 20 e 30 ha e maiores que 30 ha. 

Os resultados indicaram que propriedades menores de 10 ha o índice permaneceu 8,39 kW/ha, entre 10 a 20 ha em 3,22 kW/ha , entre 20 a 30 ha em 2,32 kW/ha e com mais de 30 ha em 1,17 kW/ha. A maior variação ocorreu entre os estratos menores, representando 60,62%, enquanto que a menor, de 49,56%, acontece entre as faixas maiores.

Conclui-se que os maiores índices são encontrados nas propriedades de 10 a 20 ha e os menores em áreas superiores a 30 ha, de forma que ocorre redução deste com aumento da área.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.