A subsolagem é uma das operações agrícolas de maior gasto energético devido à elevada potência tratória normalmente requerida para sua execução. Dessa forma, o adequado desempenho é de extrema importância para que o investimento na mesma se justifique. O espaçamento entre hastes do subsolador e a velocidade de deslocamento do conjunto trator/implemento são fatores que influenciam na sua eficácia.
Desse modo, o objetivo deste trabalho foi estudar o desempenho operacional de um subsolador, com três espaçamentos entre hastes (0,30, 0,50 e 0,70 m) e duas velocidades de deslocamento (0,83 e 1,66 m/s) do conjunto.
O experimento foi conduzido em uma propriedade agrícola, utilizando-se um trator agrícola com potência motora de 103 kW na rotação nominal e um subsolador provido de sete hastes. O delineamento experimental foi conduzido em blocos inteiramente casualizados, no esquema fatorial 3x2, com 6 tratamentos e 3 repetições.
Os resultados indicaram que o acréscimo da velocidade de deslocamento aumentou em média 101% a capacidade de campo efetiva e reduziu em 31,85% o consumo de combustível por hectare proporcionando um incremento médio de 3,82% de área mobilizada.
Conclui-se que o emprego de diferentes velocidades e espaçamento entre hastes interferem na mobilização e desempenho do conjunto trator/subsolador.
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