Robson Schneider, Tiago Rodrigo Francetto, João Augusto Leindecker, Ravel Feron Dagios, Ulisses Frantz
O escalonamento da caixa de marchas é extremamente importante para obterem-se diferentes velocidades de deslocamento a uma mesma rotação do motor, permitindo maiores relações de marchas/velocidades para o trabalho, melhorando assim o desempenho operacional.
Visando isso, o objetivo foi avaliar a relação entre as velocidades da caixa de câmbio dos tratores agrícolas conforme a sua classificação referente à potência em 4 categorias.
Realizou-se um levantamento das características através de pesquisa na internet obtendo-se um total de 8 marcas que englobam 69 modelos. Através do Software Microsoft Excel confeccionou-se uma planilha, e um banco de informações. Calculou-se então a razão entre as velocidades da marcha posterior pela anterior, considerando-se a caixa de câmbio bem dimensionada quando esta resultasse em valores de 0,8 a 0,85.
Observou-se que 25,0% das velocidades atenderam a condição estipulada, de forma que 75,0% não atenderam a esta exigência. Além disso, os valores obtidos variaram de 0,18 a 1,00. Na classe I, 95,31 % das relações não foram atendidas, na classe II 78,56%, na classe III 55,43% e 76,90% na classe IV.
Conclui-se que ocorre sobreposição demasiada das velocidades, necessitando de um melhor dimensionamento da caixa de velocidades. Outrossim, os tratores da classe III apresentam a melhor relação.
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