Modelos determinístico e estatístico de dosador de sementes


Os modelos matemáticos são aplicados nas máquinas para Agricultura de Precisão (AP) que realizam a Taxa Variável (TV) para a determinação do acionamento dos dosadores. As semeadoras capazes de alterar a dosagem ao longo das glebas agrícolas possuem um sistema de controle que aplica estes modelos para calcular a taxa de descarga de sementes a partir de mapas de prescrição, obtidos de levantamentos de atributos de solo, de produtividade e outros (GRISSO et al., 2011).

Os modelos são implementados por uma sequência de cálculos e tarefas denominada algoritmo, executados pelo controlador. Estas tarefas correspondem à localização da máquina, interpretação de um mapa de prescrição, monitoramento da velocidade, cálculo da vazão instantânea e acionamento do eixo do dosador (SHEARER et al., 2002).

Garcia (2007), ao desenvolver um sistema de controle para dosador helicoidal de fertilizantes, implementou um modelo com 85% de variação explicada, considerando o mesmo efetivo.

O processo para validação do modelo é realizado, segundo Karayel et al. (2004), por uma comparação de dados previstos e observados experimentalmente. Em seu trabalho, o percentual de variação explicada, entre as variáveis preditas e observadas, foi de 96% e considerado efetivo. Também podem ser utilizados os desvios médios entre as dosagens previstas e observadas, os quais, no sistema desenvolvido por Garcia (2007) tiveram média de 5,75%, com maiores desvios para menores dosagens, de até 10%, enquanto que maiores taxas apresentaram 0,8 a 7%.

Desenvolver dois modelos matemáticos, determinístico e estatístico, para previsão da densidade de semeadura de sementes de milho por um dosador pneumático, verificando a estabilidade da dosagem, o percentual de variação explicada pelos modelos e os desvios verificados entre as rotações preditas e observadas.

Referências
GARCIA, A. P. Desenvolvimento de um sistema de controle eletro-mecânico para dosador de fertilizantes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
GRISSO, R.; ALLEY, M.; THOMASON, W.; HOLSHOUSER, D.; ROBERSON, G. T. Precision Farming Tools: variable-rate application. In: VIRGINIA COOPERATIVE EXTENSION, publication 442-505, 2011.
KARAYEL, D; BARUT, Z. B.; OZMERZI, A. Mathematical modelling of vacuum pressure on a precision seeder. Biosystems Engineering, n. 87, n.4, 2004.
SHEARER, S.A. et al. Considerations for development of variable-rate controller test standard. In: ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2002, Chicago. Anais...Chicago: ASAE e CGIR, 2002, p.1-12.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.