A agricultura de precisão é as vezes denominada de “agricultura de prescrição”, “manejo de sítios específicos”, ou “tecnologia de taxa variável”. Trata-se de uma nova tecnologia agrícola onde o “Global” é subdividido em pequenas frações homogêneas. Assim, para que se alcance o máximo de rendimento de acordo com as potencialidades do solo e com o mínimo de poluição e degradação, é necessário o acompanhamento e gerenciamento de um volume muito grande de informações que variam no espaço e no tempo (ROCHA E LAMPARELLI, 1998) citado por ORLANDO et al.(1999). Pode-se considerar 3 tecnologias essenciais para esse sistema: o sensoriamento remoto, o sistema de posicionamento global (GPS) e o geoprocessamento.
O geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de tecnologias voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico. As atividades que envolvem o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos. Estes programas computacionais são conhecidos como Sistemas de
Informações Geográficas (SIG).
O objetivo principal de um SIG é processar informações espaciais. Desta forma deve ser capaz de criar abstrações digitais do real, manejar e armazenar eficientemente dados, de forma a identificar o melhor relacionamento entre as variáveis espaciais, possibilitando a criação de relatórios e mapas para a compreensão desses relacionamentos.
Autores: UFRRJ – IT – Departamento de Engenharia
0 comentários:
Postar um comentário
Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.
Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.