Influência do lastro líquido e da pressão interna dos pneus na relação cinemática de um trator


RESUMO
O trabalho objetivou avaliar a influência do lastro líquido e da pressão interna dos pneus na relação cinemática de um trator agrícola 4x2 com TDA. Os testes foram realizados em pista asfáltica. O experimento foi composto por 6 combinações de tratamentos, em um esquema fatorial 2x3, obtidos pela interação entre os fatores lastro líquido (75% e 25% do volume interno dos pneus preenchidos com água e pressão interna (24, 18 e 12 psi). Após a aquisição dos dados, os mesmos foram submetidos a análise de variância utilizando o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade de erro. Todos os fatores apresentaram influência significativa, sendo seus efeitos atribuídos de forma isolada. O lastro líquido apresentou diferença significativa entre seus níveis, sendo obtido o melhor resultado na presença de 75% do volume interno dos pneus com água (1,0036). As pressões de 24 psi, com 0,9986, e a de 18 psi, com 0,9985, proporcionaram a melhor condição quando avaliado este fator, não apresentando diferença significativa entre si. Porém, ambas diferiram para a condição de 12 psi, com 0,9965. A diminuição da pressão interna e do volume de lastro líquido dos pneus proporciona decréscimo da relação cinemática entre os eixos do trator.

ABSTRACT
The study aimed to evaluate the influence of liquid ballast and internal tire pressure in the kinematics relation of a 4x2 tractor with FWA. The tests were performed on the asphalt track. The experiment consisted of six combinations of treatments in a 2x3 factorial arrangement, obtained by the interaction between the liquid ballast factors (75% and 25% of the internal volume of the tires filled with water and internal pressure (24, 18 and 12 psi). Following the acquisition of the data, they were subjected to analysis of variance using the Tukey test at 5% error probability. All factors had a significant influence and its effects attributed in an isolation manner. The liquid ballast showed a significant difference between their levels, obtained the best result in the presence of 75% of the internal volume of the water with tires (1.0036). The 24 psi pressures, with 0.9986, and 18 psi with 0.9985, provided the best condition when evaluated this factor, showing no significant difference between them. However, both differ to 12 psi condition with 0.9965. The decrease in the internal pressure and tire liquid ballast volume provides decrease of kinematic relation the axles of the tractor.

http://www.publicacoes.conbea.org.br/livros/baixar/334

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Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
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