Avaliação das transmissões


O objetivo deste trabalho foi analisar e quantificar as velocidades do escalonamento de marcha da caixa de câmbio dos tratores agrícolas de rodas conforme a sua classificação referente à potência nas categorias I, II, III e IV.

Realizou-se um levantamento das características através de pesquisa na internet, totalizando 8 marcas que englobam 69 modelos. Confeccionou-se um banco de informações, organizados em uma planilha eletrônica utilizando o Software Microsoft Excel. As velocidades foram distribuídas conforme a classificação das marchas para atividades, proposta por Schlosser (1997) de 0,22 a 0,69 m/s para trabalhos lentos, 0,55 a 1,66 m/s  destinadas a trabalhos de preparo primário do solo e preparo secundário de 1,38 a 3,33 m/s, além das destinadas a atividades de transporte de 2,77 a 11,1 m/s.

Os resultados mostraram que 34,78% dos modelos não apresentam marchas para trabalhos lentos, sendo que destes 75,0% são da classe III. Além disso, 100,0% dos modelos apresentam velocidades dedicadas ao preparo do solo e apenas 1,45% das máquinas não podem desenvolver atividades de transporte. 

Conclui-se que no mercado há tratores agrícolas com velocidades que atendem as mais distintas operações, de forma que ocorre maior concentração de velocidades destinadas ao preparo do solo.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.