Uma ferramenta que possibilita avaliação conjunta de diversas características é o índice de adequação. Este é expresso de forma numérica, de modo que quanto menor for, menor será a capacidade operacional da máquina em questão.
Dessa maneira, este trabalho objetivou verificar a possibilidade do emprego deste em semeadoras-adubadoras de precisão como uma ferramenta de comparação entre modelos.
Sistematizou-se as características técnicas, obtidas em catálogos de 18 marcas, que totalizaram 558 modelos, em planilha eletrônica, fazendo-se uso do Software Microsoft Excel. O índice foi calculado adaptando-se a metodologia proposta por Silva (2003), utilizando oito atributos (número de linhas, amplitude de espaçamento, potência requerida por unidade de semeadura, autonomia de sementes e fertilizantes, relação entre estas autonomias, relação massa/potência requerida, recomendações de cultura) para a formulação deste.
Verificou-se a menor alteração deste indicador em semeadoras de 16 linhas, variando de 1,13 a 1,18, representando uma diferença máxima de 5,04% entre modelos. Por outro lado, em implementos de 8 linhas, ocorreu a maior diferença, de 0,54 a 1,36, correspondendo a 149,64%. Conclui-se que o índice é uma excelente ferramenta de comparação e que semeadoras de porte menor, com mesmo número de linhas, apresentam as maiores diferenças técnicas que afetam a capacidade operacional.
0 comentários:
Postar um comentário
Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.
Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.