Fatores de influência na distribuição de sementes



Muitos trabalhos citam a uniformidade de distribuição de sementes e um estande adequado de plantas como um dos fatores que afetam a produtividade das culturas. Dentre estes fatores, Nielsen (1997) cita a velocidade de deslocamento da semeadora, que ao ser elevada proporciona o aumento da velocidade tangencial do disco dosador de sementes ocorrendo a redução do tempo de exposição das sementes aos alvéolos do disco ocasionando uma falha na captação e posteriormente na liberação da semente.

Outro fator a é aplicação de tratamento de sementes com o objetivo de proteger as sementes e plântulas nos estádios iniciais contra o ataque de fungos, doenças e insetos. Para Mohsenim (1974) e Mantovani et al. (1999) estes produtos, quando aplicados, aumentam a superfície de contato e a rugosidade das sementes podendo aumentar a aderência entre as sementes e destas com o dosador, dificultando a captação das mesmas pelos orifícios do disco dosador. Esse efeito pode ser reduzido com a adição de lubrificante sólido grafite às sementes.

Conforme Mantovani & Bertaux (1990), alguns fabricantes estão optando por colocar os dosadores de semente em um nível mais elevado em relação ao solo para evitar danos ao mecanismo ocasionados por restos culturais presentes no solo, porém, quanto maior a altura do mecanismo em relação ao solo maior será a velocidade de queda da semente e isto poderá ocasionar um rolamento no sulco de semeadura fazendo com que as mesmas caiam fora do ponto ideal de queda ou sejam projetadas para fora do sulco, estando sujeitas também ao repique dentro do tubo condutor atrasando a queda das sementes causando espaçamentos falhos e duplos na linha de semeadura.

De acordo com Jasper et al. (2006), tubos condutores de menor comprimento e com perfil parabólico tendem a reduzir a velocidade de queda da semente eliminando o repique dentro do sulco.

A atenção a fatores como estes é de extrema importância e poderá contribuir para o aumento de produtividade das culturas.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.